logo

Aliança Francesa e Funcaju lotam praça pública com show do saxofonista francês Samy Thiébault

Em comemoração ao Dia da Francofonia e à abertura da terceira do Quinta Instrumental, a Aliança Francesa e a FUNCAJU presentearam o público sergipano com o show do saxofonista francês Samy Thiébault, que se apresentou em Aracaju na noite do último dia 21 e trouxe muito jazz francês e música instrumental de qualidade para as mais de 300 pessoas presentes.

Durante o evento, a Aliança Francesa realizou também o sorteio de uma de bolsa de estudos que teve como contemplado o sortudo Thiago Rocha de Melo, que poderá estudar a partir do dia 8 de abril, quando começam os Cursos de Francês para diversos objetivos tais como proficiência, viagem, estudos, conversação bem como os Ateliês Temáticos, que versam sobre renomados diretores de cinema francês, mas igualmente sobre o Estado Francês, na área do direito. Clique aqui e confira informações detalhadas sobre os cursos. Além disso, o dia 21 contou com a apresentação do grupo Taco de Golfe, formada por três jovens, que mesclaram o seu repertório entre o rock e o jazz. O grupo contagiou o grande público presente com o uso de diversos timbres, efeitos e ritmos. 

O diretor da Aliança Francesa, Dr. Carlos Hermínio, destacou a importância da parceria entre a Aliança Francesa e a FUNCAJU, que visam à difusão da cultura no seio da sociedade sergipana. “Essa parceria foi iniciada pela realização do Festival Varilux de Cinema Francês e o Festival da Canção Francesa, e vem sendo fortalecida cada vez mais com a realização de novos projetos como esse”. Segundo ele, é de suma importância a difusão da cultura francófona, a fim de apresentar ao público a riqueza de países de língua francesa tais como França, Bélgica, Suíça, entre outros.

Para o presidente da FUNCAJU, Cássio Murilo, “Esse é o melhor lugar do mundo nesse momento. Temos como objetivo ocupar a cidade, culturalmente e artisticamente. Buscamos celebrar o que somos e a sensação de pertencimento. Isso nos eleva. Essa praça nunca mais será a mesma com as nossas manifestações culturais”, que comemorou a parceria junto à Aliança Francesa.

A vinda de Samy Thiébault foi muito além de uma apresentação, pois a Aliança Francesa e a FUNCAJU proporcionaram um workshop com o renomado saxofonista, que contou com a participação de alunos, funcionários e professores da Aliança Francesa bem como de amantes da música instrumental. O curso foi realizado no Centro Cultural de Aracaju, no dia 20 de março, às 19h. Na ocasião, o saxofonista pôde falar sobre a sua forma de composição, suas inspirações bem como questões inerentes à cultura dos lugares onde passou. Com o intuito de facilitar a compreensão do discurso do saxofonista para o público presente, o professor e coordenador da Aliança Francesa, Bruno Guimarães, traduziu as falas do saxofonista no dia do evento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá!
Como posso ajudar?
Powered by