logo

Aliança Francesa comemora o “14 juillet” em Aracaju

O “quatorze juillet” é comumente conhecido como Festa Nacional Francesa e, por essa razão, é um feriado nacional no país francófono. Nesse dia, as comemorações consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, sobretudo na famosa avenida Champs-Élysées em Paris. Há ainda a realização de festas e bailes populares em diversos locais bem como a tão esperada queima de fogos na Torre Eiffel. Tudo isso porque em 14 de julho de 1789 ocorreu a Tomada da Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão e considerada como um dos símbolos da revolução francesa, tornando-se, assim, um ícone na França.

Em Aracaju, a Aliança Francesa, com o apoio da FUNCAP e FUNCAJU, comemorou o “14 juillet”, no último dia 12 de julho, às 16h, no Centro de Criatividade. A abertura do evento ficou por conta da cantora Célia Gil e do músico Plínio Marcos, que encantaram o público presente com a apresentação dos hinos nacionais do Brasil e da França. Em seguida, a francesa Blandine Farneti, dirigente da ONG Associação Solidariedade Além do Oceano discursou sobre o que o “14 juillet” representa para os franceses, que foi ilustrado por dois curtas-metragens realizados pelos jovens franceses e brasileiros que marcaram presença e integram o projeto dirigido por Blandine.

Posteriormente, a representante da FUNCAP, Eliana Borges, coordenou uma mesa redonda franco-brasileira que contou com a participação de professores da Universidade Federal de Sergipe tais como Valter Pinheiro, Germana Gonçalves, Verônica Nunes, Christine Arndt e Vladimir Mota, que abordaram respectivamente uma rica temática sobre: “A poesia francesa de Sérgio Milliet”, os artistas Cândido de Faria e Horácio Hora, bem como “O Iluminismo e a educação” e, por fim, “O Iluminismo e o Perigo da Filosofia”.

Ademais, houve a entrega do DVD do Festival da Canção Francesa às cantoras Célia Gil e Roberta Lima, que participaram da etapa regional do festival realizada em Aracaju em 2018 pela Aliança Francesa. Na mesma noite, foi realizado o lançamento do edital do da etapa regional do Festival da Canção Aliança Francesa, cujas inscrições começam no dia 15 de julho através do site www.festivaldacancaoaf.com.br, encerrando-se no dia 31 de agosto.

Às pessoas presentes, a Aliança Francesa proporcionou o sorteio de uma bolsa de estudos dos cursos de francês que começam no dia 5 de agosto, que teve como contemplada Alicia Roberta Mendes Cardoso. Para encerrar o evento, ocorreu a exposições de quadros de Horácio Hora, e quanto a exposição “Lumière e a Crítica de Arte”, será realizada em breve na sede da Aliança Francesa.

Confira, abaixo, as fotos do evento:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá!
Como posso ajudar?
Powered by