logo

Aliança Francesa realiza I Censo da Francofonia do Estado de Sergipe

Dentro do projeto de difusão da língua e da diversidade cultural, a Aliança Francesa de Aracaju, Associação Cultural Franco-Brasileira, sem fins lucrativos, promove o I Censo da Francofonia em Sergipe. O objetivo é conhecer o universo de pessoas de origem de países francófonos que escolheram Sergipe para morar, trabalhar, estudar ou mesmo passear. A pesquisa também tem por meta traçar o perfil de interessados em aprender o idioma ou, simplesmente aperfeiçoar a língua.

O Censo será uma ferramenta que vai subsidiar diversas ações e projetos com possibilidades amplas, como abrir fronteiras, especialmente para profissionais e estudantes que buscam fazer intercâmbio; estudar em universidades francesas, disputar bolsas de estudos. “Com base nas demandas informadas, a Aliança Francesa de Aracaju vai abrir cursos específicos para as necessidades apontadas e, por meio da agência Campus France Brasil, oferecer orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França, por exemplo,”, explica o diretor da instituição, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira.

Além do levantamento estatístico, o recenseamento também busca aproximar os francófonos e amantes da língua, no sentido de conhecer e participar das atividades promovidas pela Aliança Francesa de Aracaju. “Os festivais, shows e exposições organizados pela instituição são abertos ao público em geral. É um espaço cultural e de aprendizado. Queremos ampliar essa interação”, disse o diretor.

Censo        

Para participar do Censo Francófono basta acessar nosso site e preencher o formulário. Quem participar do censo também terá a oportunidade de estudar na Aliança Francesa com descontos especiais em todos os cursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
Olá!
Como posso ajudar?