logo

Campus France encerra turnê em Sergipe com visita a UFS, Aliança Francesa de Aracaju e Faculdade Pio Décimo

O segundo e último dia da Turnê Campus France Brasil no Estado de Sergipe foi marcado por visitas à Universidade Federal de Sergipe; à Aliança Francesa de Aracaju e a Faculdade Pio Décimo. O encontro reuniu alunos e profissionais das instituições de ensino que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas, buscar informações e conhecer o leque de oportunidades e vantagens de estudar na França. Detalhes sobre o processo de candidatura, além de apresentações sobre o ensino superior francês, diplomas e oportunidades de bolsas de estudos foram destacados.

A palestra e orientações foram conduzidas por Letícia Pontes, responsável do Campus France Brasil em Recife. As atividades foram iniciadas no período da manhã na Universidade Federal de Sergipe. À tarde, o encontro ocorreu na sede da Aliança Francesa de Aracaju. A programação foi encerrada à noite na Faculdade Pio Décimo.

Letícia Pontes explicou aos participantes como funciona o ensino superior francês, as oportunidades de candidatura na graduação e pós-graduação, além das opções de bolsas de estudos, informações sobre os programas de intercâmbio, processos de candidatura e procedimentos para solicitação do visto estudante. “Os estabelecimentos que ministram cursos, sejam eles em níveis de graduação, mestrado, especialização ou doutorado, são reconhecidos internacionalmente por sua organização e também pela relevância de suas pesquisas. Diplomas nacionais franceses são válidos em toda a Europa e também muito valorizados no mercado de trabalho mundial. A possibilidade de o estudante complementar a formação com estágios e até trabalhos remunerados existe e dá mais crédito aos estudos realizados no país”, complementou ela.

Nas três instituições, o coordenador pedagógico da Aliança Francesa de Aracaju, Bruno Guimarães fez um breve relato sobre a atuação da Aliança na capital sergipana ao destacar os cursos regulares e pontuais oferecidos. O coordenador também falou sobre a aplicação das provas do DELF e DALF, diplomas oficiais expedidos pelo ministério francês da Educação nacional para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros.

Qualidade de vida

O Governo Francês oferece aos estudantes uma grande variedade de auxílios e descontos, garantindo sua qualidade de vida. Além de excelência do ensino público para todos, um sistema de saúde moderno, uma rede de transportes eficaz, auxílios para moradia e alimentação e acesso privilegiado a museus e centros culturais e esportivos estão disponíveis aos estudantes do mundo inteiro. Para os momentos de lazer, aliada à proximidade das cidades mais famosas da Europa, a França também tem uma rara variedade de paisagens com praias paradisíacas, Alpes, grandes centros urbanos, e opções para todos os gostos, bolsos e estados de espírito. Vanguarda na literatura, moda, cinema, teatros e óperas, a França é historicamente conhecida como um país de efervescência cultural. Em seu território, estão os mais famosos museus do mundo. Seus cafés, padarias e restaurantes representam a gastronomia internacionalmente reconhecida. Tudo isso faz parte do dia a dia de quem vive no país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
Olá!
Como posso ajudar?