logo

Festa da Música 2020 Virtual | Alianças Francesas da América Latina e Caribe, dia 21 de junho

FESTA DA MÚSICA

Há mais de vinte anos na França, 21 de junho é sinônimo de “Fête de la Musique” (Festa da Música), uma manifestação que conquistou o mundo e agora é comemorado em mais de 120 países e 700 cidades. Um evento popular e gratuito, esta noite de celebração musical está aberta a todos os músicos, amadores e profissionais, a fim de valorizar a diversidade de práticas e gêneros musicais. Atraindo milhões de pessoas às ruas, os shows, organizados e improvisados, refletem o dinamismo e a diversidade das cenas musicais locais.

No contexto específico do ano 2020, a realização de uma “Fête de la Musique” totalmente virtual impôs-se para muitas Alianças Francesas. Assim, com a ideia de ampliar o alcance de um evento que se tornou digital e, portanto, sem fronteiras, a grande maioria das Alianças Francesas da América Latina e do Caribe se uniu para oferecer um festival musical de qualidade acessível a todos. Cada país selecionou artistas já reconhecidos, mas também músicos de cenas emergentes locais. Essa construção conjunta, que diversifica a oferta cultural de todas as Alianças, oferece a todos esses artistas a oportunidade de compartilhar suas criações com uma audiência internacional e, assim, ampliar seu público. Diversidade e descobertas musicais estarão no programa!

200 Alianças Francesas de 21 países da região da América Latina e Caribe serão parceiros nesse evento inédito, que transmitirá, através das redes sociais das Alianças Francesas participantes, produções musicais originais de cerca de sessenta músicos locais e franceses. A “Fête de la Musique 2020 Edição América Latina e Caribe” é o primeiro evento cultural organizado a nível regional e abre caminho para futuras colaborações sem fronteiras. Uma aliança sonora que precede muitas outras.

PARTICIPAÇÃO DO ARTISTA SERGIPANO NINO KARVAN

A convite da Aliança Francesa de Aracaju, o sergipano Nino Karvan apresentará a música “Chego já”, que preparou especialmente para este evento. Ele, que além de cantor, é compositor, luthier e musicoterapêuta, já dividiu o palco com nomes importantes da MPB como Belchior, Beth Carvalho, Chico Cesar e Moraes Moreira. O mais recente lançamento autoral de Nino Karvan, o álbum “No romper da madrugada”, apresenta seus sambas misturando-os com as influências do jazz e da música nordestina sempre presentes em seu trabalho.

COMO ASSISTIR AO EVENTO?

O evento acontecerá no dia 21 de junho de 2020, a partir das 17h, horário de Brasília, na página oficial do evento “Fête de la Musique 2020 Edição América Latina e Caribe” no Facebook, no YouTube e nas redes sociais das Alianças Francesas participantes. Clique aqui e acesse a página do Facebook ! A Aliança Francesa de Aracaju participa desse evento. Encontre-nos no Instagram @afaracaju e no site www.afaju.com.br . Antes do evento, aproveite a Playlist no Spotify, com músicas dos artistas do evento.

LANÇAMENTO DAS INSCRIÇÕES DO FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA 2020

Nesse dia de celebração da música, as Alianças Francesas do Brasil também abrem as inscrições para o Festival da Canção Aliança Francesa 2020, cuja Etapa Regional Nordeste será realizada mais uma vez pela Aliança Francesa de Aracaju. No ano em que a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil, a novidade dessa 13ª edição é a realização do Festival pela primeira vez de forma virtual, através de transmissão ao vivo nas redes sociais. É uma iniciativa inédita das Alianças Francesas brasileiras, que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiram experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Open chat
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by