França abre as portas para estudantes da Aliança Francesa de Aracaju

Por meio do Campus France, agência do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, um grupo de 12 sergipanos, a grande maioria alunos e ex-alunos da Aliança Francesa de Aracaju, estão de malas prontas para estudar na França.  Com tradição em oferecer ensino público gratuito e de qualidade, o País oferece diversas oportunidades de bolsas de estudo para quem pretende cursar graduação, pós, mestrado e doutorado nas mais variadas áreas de ensino. A Universidade de Sorbonne, em Paris, e a Universidade de Lyon são alguns dos destinos mais procurados.

Nesta quinta-feira (9/8), os estudantes foram recebidos por uma equipe da Aliança Francesa de Aracaju que passou orientações e informações importantes que vão auxiliar os sergipanos na estadia na França. Dicas sobre restaurantes universitários, auxílio-moradia, planos especiais para transporte, documentos, locação e estágios foram alguns dos assuntos abordados.

“O encontro teve como objetivo tirar dúvidas e esclarecer pontos importantes que vão tornar a estadia desses estudantes mais fácil. São informações básicas, porém fundamentais para uma melhor vivência com os franceses e sua cultura, bem como uma melhor interação no ambiente das universidades”, explica o coordenador pedagógico da Aliança Francesa de Aracaju e responsável pelas entrevistas Campus France em Sergipe, Bruno Guimarães.

Na reunião, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história dos profissionais que já fizeram esse mesmo percurso, ou seja, que estudaram na França, a exemplo do diretor da Aliança Francesa de Aracaju, Carlos Hermínio Aguiar de Oliveira. “O intercâmbio traz inúmeros benefícios para a carreira profissional. Adquirir conhecimento, estar em contato com outras culturas e visitar lugares novos são enriquecedores”, afirma o diretor.

Professores de Francês da UFS, Dário Pagel

O professor de francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e presidente da Comissão Latino Americana dos Professores de Francês, Dário Pagel avalia como bastante positivo o crescimento do número de jovens sergipanos na busca de novos conhecimentos na França. “O leque das formações oferecidas pela França e a possibilidade de efetuar estágios, imersões profissionais dentro da escolaridade são pontos que atraem os jovens que buscam nesses intercâmbios, uma oportunidade de ascensão acadêmica e profissional”, avalia o professor.

Para o professor, Wellington Júnior Costa, coordenador do curso Letras

Coord. do curso Letras/ Português da UFS, Wellington Júnior Costa,

Português/ Francês da UFS, estudar na França é uma experiência de vida incrível, bem como garantia de cursar uma formação de qualidade. “Todas as universidades são públicas e têm o mesmo nível de qualidade. Além disso, o intercâmbio é a continuidade de uma relação existente entre Brasil e França. Se passarmos rapidamente pelos episódios históricos e as missões culturais que impuseram durante certo tempo a cultura francesa como referencial, é de fato interessante observar a continuação desse laço ainda hoje”, disse ele.

Letícia Almeida

A estudante do curso de Relações Internacionais da UFS, Letícia Almeida já está de malas prontas com destino a França. Ela vai passar um ano em Lyon, na faculdade Sciences-Po onde vai cursar Ciências Políticas. “A expectativa é grande, mas estou preparada. Já tenho planos de seguir os estudos por lá e fazer mestrado”, disse ela ao ressaltar que o primeiro passo para a realização desse sonho foi aprender o idioma. “Estudei na Aliança Francesa de Aracaju onde obtive toda a minha base na língua francesa”, afirma ela.

João Victor Vieira e Jorge Vieira Santos são estudantes do curso de

João Victor Vieira e Jorge Vieira Santos

engenharia mecânica da UFS. No início deste ano, os universitários foram selecionados para estudar um ano na Universidade de Lille. O curto espaço de tempo entre o resultado da seleção e a realização de provas exigiu plena dedicação para aprender o idioma francês. “Foram apenas três meses de muito estudo e a Aliança Francesa de Aracaju nos deu todo o suporte necessário na aprendizagem”, ressaltam os estudantes.

O pesquisador e profissional na área de arte e educação, Ybine Dias

Ybine Dias Correia

Correia, também desembarca na França no início de setembro para aprimorar seus conhecimentos. Ele vai estudar um ano na universidade Lumière. “Vai ser um período de muito conhecimento e experiência pessoal e profissional”, garante Ybine.

O advogado, Vinícius Gonzaga também não esconde a felicidade e expectativa diante da realização do sonho de estudar na França. “Vou fazer mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Sorbonne por um período de dois anos. Comecei a idealizar esse projeto quando ingressei na Aliança Francesa de Aracaju e percebi as inúmeras oportunidades que a França disponibiliza. Estou muito feliz com essa conquista”, disse.

Sobre o Campus France

Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência oferece orientação personalizada aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Aracaju, a Aliança Francesa realiza as entrevistas das pessoas interessadas em estudar na França.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Atendimento Online
Como posso ajudar?
Olá!
Como posso ajudar?