logo

O Festival da Canção Aliança Francesa segue com inscrições abertas até o dia 31 de agosto

O grande vencedor nacional ganha uma viagem para Paris e um passe para o MaMA Festival & Convention. As inscrições são gratuitas, de 7 de julho a 31 de agosto em: WWW.FESTIVALDACANCAOAF.COM.BR. O concurso é aberto a cantores amadores e profissionais com transmissão ao vivo nas redes sociais das Alianças Francesas.

 

Através de MasterClasses e encontros virtuais, os padrinhos acompanharão os participantes selecionados durante as etapas do concurso. O concurso conta com apoio do Club Med, MaMA Festival & Convention, Embaixada da França no Brasil e What The France.

Laís Lacôrte, vencedora da 13a edição

 

A 14ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa abre inscrições gratuitas, de 7 de julho a 31 de agosto, para cantores amadores e profissionais, com transmissão ao vivo das etapas semifinal e final nas redes sociais das Alianças Francesas. O vencedor será premiado com uma viagem para Paris e um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro francês da indústria musical na França, um dos parceiros dessa edição. O Festival conta também com o apoio do Club Med Brasil, que oferece o prêmio de 2º lugar, da Embaixada da França no Brasil e da What The France, marca de referência do Centro Nacional de Música na França. Os interessados poderão se inscrever no site oficial do festival: http://festivaldacancaoaf.com.br/.

 

A grande novidade dessa edição é a participação de artistas francófonos como padrinhos do Festival: uma madrinha brasileira e um padrinho francês. Os artistas convidados foram a cantora carioca Letrux e o cantor francês Ben L’Oncle Soul. Eles irão acompanhar de perto os participantes com o objetivo de ajudar na preparação para as etapas semifinal e final, contribuindo também para o desenvolvimento da carreira musical de cada artista. Esse trabalho será feito através de MasterClasses e encontros virtuais com os selecionados para as semifinais e a final nacional.

 

O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês. Para participar, não é necessário o domínio da língua francesa, o importante é caprichar na interpretação e na pronúncia. Poderá participar do concurso toda pessoa de nacionalidade brasileira e maior de 18 anos (no caso de algumas cidades é permitida a participação de residentes estrangeiros, consulte o regulamento completo no site para saber mais). Cada candidato só poderá se inscrever uma vez com uma música, sendo vedada a utilização de pseudônimos, sob pena de desclassificação sumária. Serão julgados os quesitos:  afinação; ritmo; interpretação (capacidade de transmitir os sentimentos evocados pelo texto e a música); pronúncia; postura cênica e originalidade. O regulamento está no site: http://festivaldacancaoaf.com.br/.

 

A fase de seleção dos candidatos inscritos é de 01 a 15 de setembro 2021.  A divulgação dos selecionados no site acontece a partir do dia 16 de setembro 2021. Aqueles que forem selecionados na primeira etapa terão a oportunidade de se apresentar em um show que será transmitido ao vivo, no mês de outubro, diante de um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, membros da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil.

 

A etapa semifinal regional será realizada pela rede de Alianças Francesas no Brasil, em 7 cidades diferentes em diversas regiões do país. As apresentações serão transmitidas ao vivo através das redes sociais das Alianças Francesas das cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, nas seguintes datas:

 

AF São Paulo – 2 de outubro

AF Brasília – 22 de outubro

AF Porto Alegre – 23 de outubro

AF Rio de Janeiro – 27 de outubro

AF Belo Horizonte – 28 de outubro

AF Curitiba – 29 de outubro

AF Aracaju – 7 de novembro

Os 7 (sete) candidatos classificados na 2ª Etapa, vencedores de cada etapa regional participarão da Final Nacional de forma virtual em 27 de novembro2021. O júri da final nacional será presidido pelos padrinhos Ben L’Oncle Soul e Letrux, e contará com a participação de Luedji Luna, entre outros artistas brasileiros e franceses. O grande vencedor da noite será premiado com uma viagem para Paris e passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro francês da indústria musical na França. O segundo colocado receberá um final de semana em uma unidade Club Med no país e o terceiro colocado receberá uma diária de gravação em estúdio profissional.

 

O concurso será constituído de três etapas eliminatórias e classificatórias.

1ª Etapa (INSCRIÇÕES): avaliações do material das inscrições válidas.

2ª Etapa (SEMIFINAIS): fase regional presencial (semifinal) com apresentação da música em show a ser transmitido online e seleção para etapa nacional (final).

3ª Etapa (FINAL): fase nacional (final) virtual, com apresentação da música em vídeo a ser transmitido online.

 

OS PRÊMIOS DA ETAPA FINAL

Serão premiados os três primeiros classificados na 3° e última Etapa do Festival:

1º lugar: 1 passagem de ida e volta para Paris saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo + 5 noites de hospedagem em Paris com café da manhã, em hotel escolhido pela organização do Festival no valor máximo de R$2.600,00 (dois mil e seiscentos reais), um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França, a ser realizado em outubro de 2022.

2° lugar: um fim de semana em uma unidade Club Med, para duas pessoas.

3° lugar: uma diária de gravação em um estúdio profissional no valor máximo de R$ 1000,00 (mil reais).

A banca julgadora será composta de três a seis personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores.

CONHEÇA A MADRINHA E O PADRINHO

Escritora, cantora, compositora, poeta e atriz, Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea. Ficou conhecida em todo o Brasil após o lançamento do seu primeiro disco solo sob o nome Letrux, Em noite de Climão (Joia Moderna, 2017).

Cantor francês nascido em 1984, Ben L’Oncle Soul é natural da cidade de Tours na região central da França. Cercado pela música Soul desde sua mais tenra infância e após seus estudos na Escola de Beaux-Arts, lança seu primeiro álbum Soul Wash em 2010. Com 10 anos de carreira intensa, Ben continua a flertar com as fronteiras de diferentes estilos musicais.

EDIÇÃO 2020

Em 2020, o júri formado por André Heller-Lopes, Flavio de Abreu, Juliette Bossé, Letrux e Séverin, premiou em 3º lugar Maria, representante da região Nordeste, que interpretou Papaoutai de Stromae; e em segundo lugar a curitibana Danille Avelleda por sua interpretação de Hymne à l’amour, de Marguerite Monnot. O grande prêmio da noite, uma viagem à Paris com bilhetes Air France, foi da mineira Laís Lacôrte, que apresentou a música Carmen, de Stromae.

Finalistas da 13ª edição durante a transmissão online

O FESTIVAL

Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a língua francesa que desejamos celebrar por meio do Festival da Canção Aliança Francesa.

O Festival da Canção Francesa surgiu, pela primeira vez, em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.

 

Sobre a Aliança Francesa

Completando 136 anos de atividades no Brasil, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 68 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).

Neste ano, em comemoração ao seu 135º aniversário, a Aliança Francesa terá grande quantidade de novidades. Dentre elas, a mudança no método de ensino, que trará maior dinamismo para as salas de aula, com ferramentas digitais e conteúdos muito atuais sobre toda cultura francófona, transformando as aulas em verdadeiros centros de debates de ideias e aprendizado colaborativo.

 

Serviço:

Festival da Canção Aliança Francesa 2020

Inscrições: http://festivaldacancaoaf.com.br/

Prazo de inscrição: De 07 de julho a 31 de agosto de 2021

Seleção dos candidatos : De 1º a 15 de setembro 2021

Divulgação dos selecionados no Site : A partir de 16 de setembro 2021

Apresentação do Festival: Etapas Regionais : Outubro de 2021

Apresentação do Festival: Etapa Nacional e Final: 27 de Novembro de 2021

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá!
Como posso ajudar?
Powered by