Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos que existe há mais de 60 anos na capital sergipana, oferecendo excelência nos cursos de língua francesa e promovendo a cultura francófona e brasileira através de diversos eventos culturais.
A história da Aliança Francesa em Sergipe começou em 14 de julho de 1946 quando um grupo de 12 personalidades sergipanas criou a “Sociedade de Cultura Franco-Brasileira”. Nove anos depois, exatamente em 25 de julho de 1955 era fundada a Aliança Francesa – Associação Cultural Franco-Brasileira.
Nessa data ocorreu a primeira reunião de diretoria composta por Antonio Garcia Filho (1° presidente), Maria da Conceição Melo Costa, Maria da Glória Menezes Portugal, José Silvério Leite Fontes, Dr. Felte Bezerra, Monique Rolland (1ª diretora de cursos), Marcos Ferreira de Jesus, Dr. Lucilo da Costa Pinto, Dr. Manoel Cabral Machado, João Costa, Dr. Garcia Moreno, Dr. José Carlos de Souza e José Carlos Teixeira.
A qualidade do ensino dispensado pela Aliança Francesa é reconhecida mundialmente, graças a uma política internacional de formação pedagógica e de pesquisa didática permanentes, permitindo a constituição de equipes de professores considerados como uma excelente referência.
A Aliança Francesa propõe cursos de francês semestrais, cursos intensivos mensais, cursos de preparação para testes linguísticos e diplomas, cursos sobre objetivos específicos, cursos para adolescentes, etc. A instituição é a única no estado de Sergipe reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional na França a aplicar as provas para os diplomas de proficiência DELF/DALF.
Esses são os princípios da Aliança ao promover o ensino do francês como idioma estrangeiro e ao oferecer atividades culturais francófonas e com artistas locais, reforçando assim os laços com a comunidade local.