logo

Aliança Francesa de Aracaju celebra Dia da Francofonia

Uma noite de encontros, interatividade, informaçãoe cultura. Foi neste clima que a Aliança Francesa de    Aracaju recebeu seus convidados no Dia da Francofonia, data que celebra o idioma francês e sua diversidade.  A programação realizada nesta quinta-feira (22/3) na sede da Aliança foi prestigiada por dezenas de  convidados, entre jornalistas, alunos, professores e profissionais das mais diversas áreas.

 Com a exibição do filme ‘La Veuve de Saint-Pierre’ (viúva, em francês veuve, que também significa  guilhotina) os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da produção cinematográfica  francesa. Após a exibição foi aberto espaço para um bate-papo sobre o filme, um momento de muita  interação entre os convidados,conduzido pela jornalista e professora do curso de Cinema e Audiovisual da  Universidade Federal de Sergipe (UFS), Suyene Correia que apresentou detalhes e curiosidades sobre a  produção do longa.

 CONFIRA FOTOS NO FACEBOOK

 A programação foi aberta pelo diretor da Aliança Francesa, Carlos Hermínio Aguiar que fez uma breve explanação sobre a importância da língua francesa e sua evolução. “O idioma francês é falado por mais de 274 milhões de pessoas nos cinco continentes. É a segunda língua estrangeira mais ensinada. O Francês é a língua internacional para a cozinha, a moda, o teatro, as artes visuais, a dança e a arquitetura. Saber Francês é ter acesso em versão original aos grandes textos da literatura francesa e francófona, mas também ao cinema e à música. O Francês é a língua de Victor Hugo, de Molière, de Léopold Sendar Senghor, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon ou de Zinedine Zidane”, disse Carlos Hermínio.

Para o coordenador pedagógico da Aliança Francesa, Bruno Guimarães da Silva,também é uma língua para viajar, estudar nas universidades francesas e abrir-se para o mundo. “Aprender o idioma francês abre muitas oportunidades”, ressalta Bruno ao frisar que a programação dessa quinta-feira é uma preparação para os próximos eventos que serão realizados com o objetivo de difundir a riqueza e a diversidade da França .

A presidente do Conselho da Aliança Francesa, Ildete Soares Caldas agradeceu a presença de todos e destacou o crescimento consolidado da instituição em Sergipe.  “Hoje, a Aliança Francesa de Aracaju disponibiliza diversos cursos e usufrui de bastante prestígio no tocante ao ensino e à difusão da língua francesa e das culturas francófonas em solo sergipano, um crescimento que é fruto do trabalho de toda uma equipe”, destacou.

Assista ao vídeo que foi exibido no Programa That’s All – com Sacuntala Guimarães – TV Atalaia. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
Olá!
Como posso ajudar?