logo

Franceses comemoram em Aracaju conquista do bicampeonato na Copa do Mundo da Rússia

De um lado, franceses; do outro, croatas. Torcedores de azul e vermelho se reuniram na Aliança Francesa de Aracaju neste domingo (15) para acompanhar a final da Copa do Mundo, vencida pela Seleção da França por 4 a 2 contra a Croácia. Em clima de muita competição mas, principalmente de harmonia, os torcedores viveram momentos de muita expectativa e fortes emoções a cada lance em campo.

                           Confira fotos do evento no facebook

Vestidos de azul e vermelho, os fãs da seleção francesa enviaram boas energias para a final da Copa. A todo tempo, os franceses entoavam o slogan “Allez les Bleus”, que, traduzido, significa “Vai, Azul”, como é chamada a Seleção Francesa. Da euforia com o primeiro gol, passando pela apreensão com o empate e também com a pressão imposta pela Croácia, até o alívio quando os Bleus abriram vantagem no placar, as emoções foram

Berthe de Almeida

diversas entre os presentes.

A confiança no título, contudo, se manteve presente em todos os momentos. Os olhos vidrados no telão, acompanhando cada detalhe da partida. Nos minutos finais, a torcida francesa fica cada vez mais vibrante, levanta das cadeiras e canta o hino empolgada. Ao final da partida todos comemoram e testemunham a vitória da França com abraços, gritos e selfies. ” Estou muito feliz pelo resultado. A França ao logo dos jogos comprovou seu favoritismo na Copa e conquistou a taça por seu desempenho”, disse animada a professora Berthe de Almeida, francesa que mora há 20 anos em Aracaju.

A torcida da Croácia também enviou boas vibrações para a seleção com palavras de ordem e muita motivação. A Croácia deixa a Copa do Mundo da Rússia com um vice-campeonato honroso. Para muitos, a atuação na final, inclusive, era merecedora do título. O melhor resultado do país em mundiais é um conforto para sua orgulhosa torcida. “ A Croácia fez uma bela participação nesse Mundial. A seleção atuou com competência e garra e nós só temos o que comemorar”, vibra o jornalisra, Ivan Marinovic que tem dupla nacionalidade, brasileira e croata.

De acordo com o diretor da Aliança Francesa, Carlos Hermínio Aguiar durante toda a Copa do Mundo, a Aliança foi o ponto de encontro de franceses e francófonos. “ Reunimos a torcida em todas as partidas e na decisão não poderíamos deixar de convidar o adversário da França na competição, no caso a Croácia. Fizemos uma grande festa com muita harmonia, até porque a França tem como lema Liberté, Egalité, Fraternité (liberdade,ligualdade e fraternidade ) e assim seguimos ao reunir todos na sede da Aliança para vibrar e comemorar essa grande festa do futebol mundial”, disse Carlos Hermínio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×
Olá!
Como posso ajudar?