Aliança Francesa de Aracaju com novidades na metodologia de ensino

Congresso Latino-Americano de Professores de Francês, na Colômbia

A Aliança Francesa de Aracaju inicia o segundo semestre letivo com muitas novidades no que se refere à metodologia de ensino.  O uso de aplicativos, quadro interativo e atividades lúdicas que já fazem parte da metodologia interativa da instituição serão ampliados. É o que afirma o coordenador pedagógico, Bruno Guimarães, que participou recentemente de cursos e oficinas de capacitação e qualificação na Colômbia e na França. “Foram dias de aprendizado, troca de experiência profissional e cultural, mas sobretudo de conhecimento que será colocado em prática em sala de aula com o objetivo de incentivar o aprendizado do idioma com dinamismo e de forma ainda mais prazerosa”, disse ele.

Na Colômbia, o professor Bruno participou do Congresso Latino-Americano de Professores de Francês, evento que

Bruno Guimarães

foi realizado em conjunto com a Comissão para a América Latina e Caribe (COPALC) e a Federação Internacional dos Professores de Francês (FIPF). O Congresso teve como tema ‘Du repli au renouveau’ (do recuo à renovação), o qual apontou o cenário da língua francesa no contexto local com foco nas políticas regionais que podem mudar o status do idioma e revisar as práticas de ensino de FLE (Français Langue Étrangère), sempre com o objetivo de aperfeiçoar o processo de aprendizado.

Em Bogotá, o professor Bruno Guimarães teve a oportunidade de apresentar um trabalho sobre as práticas e projetos da Aliança Francesa de Aracaju e vivenciar o que os colegas do continente têm experimentado em sala de aula. “O evento foi muito enriquecedor, pois, além de proporcionar um aprofundamento ligado aos conhecimentos didático e linguístico, contribuiu ainda o contato com colegas de outras instituições dos países latino-americanos, que lecionam da escola primária à universidade. Além disso, minha participação só foi possível graças ao apoio da Aliança Francesa de Aracaju, que investe na formação de seus docentes, bem como da Embaixada da França no Brasil”, afirma Bruno. Durante o séjour na capital colombiana, o professor teve igualmente a oportunidade de participar da reunião de planejamento estratégico das associações de professores da América-latina, sob a presidência do professor Dário Pagel.

Formação na França

O coordenador pedagógico da Aliança Francesa de Aracaju, Bruno Guimarães, também foi um dos cinco selecionados pela Delegação das Alianças Francesas para participar do curso de formação de professores na França. “Meu projeto foi aprovado e segui a formação no Centro de Linguística Aplicada, em Besançon, no interior da França, onde fiquei por duas semanas. Na ocasião, participei de várias atividades dentro do módulo de engenharia da pedagogia, cuja programação foi voltada para o aperfeiçoamento de ferramentas que inovam, dinamizam e aceleram o aprendizado de forma leve e lúdica”, explica ele.

Entre as ferramentas está o quadro interativo, um recurso multimídia já usado pela Aliança Francesa de Aracaju. “É a tecnologia a serviço do aprendizado do francês por parte de nossos alunos. Com essa ferramenta, as aulas ficam mais dinâmicas e, ainda, garante inúmeras possibilidades no aprendizado”, frisa Bruno.

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